top of page

O que é a UAB?

A Universidade Aberta do Brasil é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação a distância. O público em geral é atendido, mas os professores que atuam na educação básica têm prioridade de formação, seguidos dos dirigentes, gestores e trabalhadores em educação básica dos estados, municípios e do Distrito Federal.

 

O Sistema UAB foi instituído pelo Decreto 5.800, de 8 de junho de 2006, para "o desenvolvimento da modalidade de educação a distância, com a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no País". Fomenta a modalidade de educação a distância nas instituições públicas de ensino superior, bem como apóia pesquisas em metodologias inovadoras de ensino superior respaldadas em tecnologias de informação e comunicação. Além disso, incentiva a colaboração entre a União e os entes federativos e estimula a criação de centros de formação permanentes por meio dos polos de apoio presencial em localidades estratégicas.

 

Assim, o Sistema UAB propicia a articulação, a interação e a efetivação de iniciativas que estimulam a parceria dos três níveis governamentais (federal, estadual e municipal) com as universidades públicas e demais organizações interessadas, enquanto viabiliza mecanismos alternativos para o fomento, a implantação e a execução de cursos de graduação e pós-graduação de forma consorciada. Ao plantar a semente da universidade pública de qualidade em locais distantes e isolados, incentiva o desenvolvimento de municípios com baixos IDH e IDEB. Desse modo, funciona como um eficaz instrumento para a universalização do acesso ao ensino superior e para a requalificação do professor em outras disciplinas, fortalecendo a escola no interior do Brasil, minimizando a concentração de oferta de cursos de graduação nos grandes centros urbanos e evitando o fluxo migratório para as grandes cidades.

 

Fonte: http://uab.capes.gov.br/

* Esquema de Funcionamento (Figura 1)

Como funciona?
Como participar?

O Sistema UAB funciona como articulador entre as instituições de ensino superior e os governos estaduais e municipais, com vistas a atender às demandas locais por educação superior.

Essa articulação estabelece qual instituição de ensino deve ser responsável por ministrar determinado curso em certo município ou certa microrregião por meio dos polos de apoio presencial.

 

* A (Figura 1) acima sintetiza esse funcionamento.

 

Feita a articulação entre as instituições públicas de ensino e os polos de apoio presencial, o Sistema UAB assegura o fomento de determinadas ações de modo a assegurar o bom funcionamento dos cursos.

Há duas modalidades de ingresso de estudantes nos cursos ofertados no âmbito do Sistema UAB: pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica e pela candidatura às vagas destinadas à demanda social.

 

Para ingressar nos cursos do Sistema UAB por meio do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, o candidato, necessariamente professor da educação básica das redes públicas estadual ou municipal, deve preencher os dados constantes da Plataforma Freire, candidatar-se a um curso determinado e ser aprovado em processo seletivo específico.

 

Apenas os cursos de licenciatura e de especialização para professores são ofertados nessa modalidade de ingresso.

 

O acesso aos cursos ofertados para a demanda social no Sistema UAB é aberto a qualquer candidato que atenda aos pré-requisitos do curso e tenha sido aprovado em processo seletivo organizado pela instituição de ensino ofertante. Todos os cursos do sistema UAB podem ter vagas ofertadas nessa modalidade de ingresso.

Seleção de estudantes

Os cursos oferecidos no âmbito do Sistema UAB são ofertados por instituições públicas de ensino superior (IPES). São gratuitos e a distância. As vagas são distribuídas em Polos de Apoio Presencial, onde ocorrem os encontros presenciais. Tais vagas são preenchidas por meio de processo seletivo realizado pelas IPES, tendo elas autonomia para decidir a melhor forma de seleção de seus cursos (ENEM, vestibular, outros). As vagas são destinadas ao público em geral, tendo os cursos de Licenciatura, reserva de vagas para professores da Educação das redes públicas estadual ou municipal. Porém, é recomendável verificar primeiramente, se há o curso preterido em um polo onde pretende realizar o curso, pois conforme informado anteriormente, há necessidade de frequência no polo para encontros presenciais, em alguns cursos, semanalmente. O início de sua consulta deve ser na página da UAB, http://uab.capes.gov.br/, na área "O que deseja consultar na UAB".

 

Clique em polos e verifique onde fica o polo de apoio presencial mais próximo de sua casa ou naquele em que você tem disponibilidade de frequentar. Após a escolha do polo, verifique os cursos ofertados. Após escolher o curso, verifique a Instituição que o oferta. Acesse a página da Universidade (clicando no nome da Universidade, aparece os dados com o site onde estão os editais de seleção de alunos) e verifique quando será o processo seletivo de alunos. Esta informação também poderá ser solicitada diretamente no polo.

bottom of page